BitNervoso

Este Blog foi levado para outro servidor com mais recursos. Por favor, clique no link abaixo para realizar a mudança. Ou espere alguns segundos para ser redirecionado automaticamente.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Malucos por tecnologia? Windows 100% online!

Sendo minha primeira postagem, me apresento: Sou Armando Ferreira Areias, formado em publicidade, e trabalho com web marketing.

Vejo que a evolução da internet vem nos trazendo novos recursos cada vez mais surpreendentes. A mobilidade dos celulares também puxa essa onda de crescimento insaciável da internet, nos trazendo uma variedade de tipos de aparelhos e conexões que variam de preços e operadoras. Quanto mais rápido nossos computadores ficam, programas mais carregados surgem, não importa o quanto mais rápido sua internet seja, logo vai se deparar com um site páreo para decepcioná-lo. Diria que seja até proposital.

Agora, você já parou pra pensar se esse crescimento lhe preocupa? Assumo ser um maluco em tecnologia, não paro de pensar em novidades, e se estou defasado, até porque cada dia aparece mais um motivo que nos torna.

Já se estuda uma possibilidade cada vez mais próxima de um computador 100% conectado na internet, ou melhor “conectar-se” morre nessa estória, diríamos que sua maquina seria um ponto de acesso à internet, seu celular um ponto móvel. Os smartphones já estão quase lá. Mas pra que eu vou querer um celular com 8gb de memória de armazenamento com o preço de um computador? Podendo ter o mesmo modelo bem mais barato, com 1gb. Pelo amor de deus haja foto e contatos telefônicos, esses finlandeses tão ficando sem noção! Na minha casa estou beirando um terabyte em um computador só. Imagina se queima? Se roubam meu celular com 8gb de informações extremamente importantes para eu precisar ficar carregando por ai.

A amazon já prova que a capacidade de armazenamento na internet é praticamente infinita, disponibilizando a preço de banana cada giga de armazenamento em seu servidor o Amazon S3. Flickr já te da a opção de “nunca” perder suas fotos tiradas com a mesma idéia de banco de dados. Eu pelo menos confiaria muito mais na amazon guardando meus arquivos do que meus HDs que devem ter mais ou menos uns quatro anos de vida útil. Num gosto nem de pensar...

Um computador todo online, não teria quase nada instalado, nenhum programa, só um browser mais personalizável ou até mesmo o próprio sistema operacional online. O acesso aos softwares seria como aos sites de hoje em dia, permitindo o usuário acessar “seus” programas e arquivos online de qualquer lugar do mundo.

A Microsoft já está dando um passo a frente nesse conceito. Segundo o site Computer Business Review Online, Steve Ballmer foi o porta-voz dessa novidade, anunciada na conferência Microsoft's Worldwide Partner Conference, que ocorreu em Denver, no Colorado. Segundo Ballmer, a Microsoft já se encaminha para um modelo de negócios baseado no binômio "software + serviços" e que o processo de transição duraria entre cinco e sete anos. O modelo teoricamente tornaria os usuários mais produtivos. A notícia foi destaque em diversos veículos como o site da eWeek.

Um Windows online? Concentrando a evolução na internet, faz com que todas essas preocupações de armazenamento sejam ridículas. "Estamos construindo uma infra-estrutura baseada em serviço. Não será baseada em servidores centrais, mas em um novo modelo de gerenciamento, de dispositivos, novas formas de armazenamento de dados e um modelo diferente de comunicação por redes", completa Ballmer.

A pirataria de softwares em geral que se vire para sobreviver.

Nenhum comentário: