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segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Email Marketing X SPAM

O que é SPAM? O que caracteriza seu newsletter de ser ou não um SPAM? De inicio SPAM é um termo criado a partir de algo indesejado, portanto não venha com nomes técnicos como Sending and Posting Advertisement in Mass, ou Shit Posing As Mail. SPAM foi uma marca de produtos enlatados, da época da Segunda Guerra Mundial na Inglaterra, devido ao racionamento de comida em meio a guerra. SPAM era um dos produtos disponíveis, que mesmo após o racionamento recheava as prateleiras dos supermercados.

Bom, na sua forma mais popular, um SPAM consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. Será? Fins publicitários mal aplicados, isso sim. A verdade é que todos ficaram meio surpreendidos com a praticidade do Email Marketing, não precisando gastar aquilo tudo com Mala Direta. Então pegaram o mesmo principio da Mala Direta e aplicaram na internet. Ai que ta o erro, um email marketing deve ser algo bem aplicado, não sendo para ganhar clientes, e sim para manter cliente uma forma de retenção, informativo (ex. Marketing de Relacionamento), não lotar sua caixa de email bloqueando muitas vezes o que você realmente quer receber.

A partir do momento em que um usuário permite que um site, o mande notícias por newsletter, ele está dando a liberdade de ser informado de produtos/serviços/notícias que o interessa (a HP já permite que você personalize seu próprio newsletter, dizendo o que quer receber dela), um boletim informativo periódico, é assim que funciona.

Uma das características de um email marketing é a resposta direta e personalização. Um marketing direto extremamente segmentado. Nunca erre enviando feliz dia das mães para um homem que nem filhos tem. A Americanas.com da um grande exemplo de email marketing bem aplicado, enviando newsletter só para quem já comprou, que já é cliente. Devido a essas ações de publicidade mal planejadas, faz com que os Programas de Newsletter se desdobrem para passar dos filtros cada vez mais restritos dos provedores de email. Pois eles reconhecem certas formatações nos emails como SPAM, como muitas exclamações, títulos em vermelho, e até um mesmo IP enviando muitos emails em um dia só.

O que fazer para não ser taxado como SPAM?

  • Ter um bom serviço de newsletter, que alterne IPs, que tenha um “break” entre envios
  • Ter um banco de dados bem otimizado, apagando emails que retornam, e com tem caixas lotadas
  • Evite títulos com destaque demais
  • Evite o envio de emails com apenas imagens
  • A opção de não receber mais (opt-out) é muito importante, que nos EUA já é lei.

Qualquer email que você não quer receber é SPAM, não adianta insistir causando desgosto pelo seu serviço.

Mais informações no emailmarketingdireto.com.br

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